domingo, 21 de outubro de 2012

A carroça de George Ivanovich Gurdjieff - filósofo russo

Gurdjieff descreveu as dimensões que somos de uma forma muito clara, fazendo a analogia com uma carroça.
Os principais atores para que uma carroça funcione são: a carroça, o cavalo,
o cocheiro e o passageiro.


A carroça para estar em perfeito funcionamento necessita continuamente de cuidados e manutenção. Caso isso não aconteça, ela emperra. Não anda. Não funciona em sua plenitude. E muitas vezes, para de funcionar.


O cavalo, igualmente precisa ser cuidado. Precisa ser domado, pois, senão puxa a carroça desvairadamente, podendo perder completamente o controle e o equilíbrio.


Já o cocheiro para poder conduzir a carroça com tranqüilidade e leveza precisa ter conhecimento suficiente: como guiar o cavalo, como cuidar da carroça, como transportar o passageiro, etc.


E o passageiro precisa estar presente, consciente de si dentro da carroça. Se não há passageiro, não tem sentido a existência da carroça, do cavalo e do cocheiro.


Com esses quatro componentes em equilíbrio tem-se o pleno funcionamento em todas as dimensões.


Assim somos nós. A carroça é o nosso corpo físico. O cavalo o corpo emocional. O cocheiro o corpo mental. E o passageiro a essência do nosso Ser: corpo espiritual.


A chave de tudo é viver cuidando do equilíbrio de todas essas dimensões. Lembrando sempre que somos seres espirituais vivenciando experiências humanas.

Namasté ♥ ♥ ♥

Liliane Simplicio


Nenhum comentário:

Postar um comentário